Ainda o Plano do Savoy

Fui à cave e recolhi este post de 26 de Janeiro de 2008, quando estava em discussão pública o PUI (Plano de Urbanização do Infante, mais conhecido por PMMHUF (Plano Mais Martelado da História Urbanismo do Funchal).

Diz o PUI que se pode construir 3+3 pisos (3 que já existiam com mais 3 novos). Já se está a construir o 6 piso que, claramente, se percebe que vai ficar a mais.


De resto há situações que não percebo como se contornaram para responder ao RGEU.

 

Proposta antiga para a Praça do Município no Funchal

Arrumando as pastas do computador, encontrei esta proposta que, em 2005, integrado na candidatura ‘Funchal para Todos’, propusemos no âmbito da campanha eleitoral. Entre outras propostas que apresentámos, esta era uma daquelas que teria, eventualmente, iniciado uma nova era para a revitalização do centro do Funchal. Já passaram 13 anos.
.
A ideia não era original. Aliás já tinha sido apresentada antes por um conjunto de comerciantes, a construção de um parque de estacionamento público na praça do município. Terá até havido outros que se lembraram antes disso, uma vez que, tal como está aquela que deveria ser a principal praça da cidade, não faz sentido nenhum ainda ser ‘poluída’ com automóveis. Esta proposta aproveitava um necessário acesso ao estacionamento para, de forma subterrânea, fazer o atravessamento automóvel entre a rua 5 de Outubro e a rua Câmara Pestana. Transformava assim a praça num lugar exclusivamente pedonal.