Pólis

Textos de índole política publicados no JM – jornal da Madeira

Medalhas, para que vos quero?

No passado dia 4 de Junho, Alberto João Jardim, foi condecorado pela Assembleia Legislativa Regional da Madeira com a mais alta insígnia da Região Autónoma, a medalha de mérito. Mérito pelo seu percurso histórico e pelos reflexos da sua ação na economia da Região ‘e que estão à vista de todos’, disse a Vice-Presidente da …

Continuar a ler Medalhas, para que vos quero?

Pérolas do Atlântico

  A RUÍNA SUBMERSA O jardim da ilha que se apresentava florido, moderno e em próspero desenvolvimento, afinal tinha os seus alicerces a desmoronar. A ilha ajardinada , a pérola do Atlântico, foi violada, desbaratada e penhorada para as gerações futuras pagarem. A ilha não percebeu, na devida altura, que a sua maior riqueza era …

Continuar a ler Pérolas do Atlântico

Política ‘instragramica’, não, por favor!

Sobre a Política feita com imagens e sem ideias expressas através da palavra escrita.
”A palavra escrita é aquela que fica. É ela que liberta, mas é também aquela que compromete.
Contudo, aos poucos, a palavra tem vindo a desaparecer. Quase sem nos apercebermos, as cartas deram lugar aos SMS’s, enquanto o jornalismo foi dando lugar ao comentarismo. Dos blogues, daqueles que continham ideias e debates, passou-se para o Facebook, para as frases curtas, comentários extemporâneos e bujardas anónimas que o mundo cibernético permite com facilidade.”

Continuar a ler Política ‘instragramica’, não, por favor!

Capítulo III – Pandora

Artigo de opinião publicado No JM – Jornal da Madeira.
Texto a propósito da disputada de liderança entre o atual líder do PS – Madeira, Carlos Pereira e a candidatura bi-céfala protagonizada por Emanuel Câmara/Paulo Cafôfo.

Continuar a ler Capítulo III – Pandora

As palavras que ainda não vos disseram

Sobre a concretização da candidatura bicéfala à direção do PS-Madeira, para a qual já tinha chamado a atenção há seis meses atrás; que muito escândalo causou entres seus protagonistas por lhes ter colocado o dedo na ‘ferida’; sobre o perigo desta candidatura protagonizada por um filiado no PS e uma figura que se assume como o ‘líder de uma coligação de partidos’, contribuir apenas para dividir um partido, que recuperou notoriamente desde o descalabro das regionais de 2015, cujo projecto, protagonizado pelo Carlos Pereira foi sufragado por unanimidade no congresso de Junho de 2015, só tem tido bons resultados.

Continuar a ler As palavras que ainda não vos disseram